Precisamos falar sobre Kylo Ren

Harrison Ford disse em entrevista que “Personagens num filme não existem fora da história. Então eu quis reconhecer no que a historia poderia se beneficiar do que o personagem tem a oferecer. E eu quis ser parte do processo de trazer esses tipos de conexões, onde a história suporta o personagem e o personagem suporta a história.” O personagem de Kylo Ren (Adam Driver) apareceu pela primeira vez no fantástico, repito FANTÁSTICO teaser 1, lançado pouco mais de um ano antes da estréia oficial de Episódio VII: O Despertar da Força nos cinemas.

O vídeo causou comoção geral e, assim que as pessoas pararam de gritar, comemorar e chorar copiosamente… começaram a especular. Nesse momento, as duas maiores polêmicas eram o stormtrooper negro (afinal, eles não eram clones do Bobba Fett?) e o sabre de luz com guarda lateral ‘daquele personagem sem nome na floresta’ (pra que serve aquilo?). Aproveitando a oportunidade peço, por favor, 1:26 de silêncio para rever o teaser porque é um absurdamente bom e vale a pena ver de novo.

Meses depois o 2o trailer mostrou uma frase impactante ‘daquele indivíduo de preto do lightsaber bizarro’ (que alguns chegaram a dizer que seria o Luke agora malígno): “I will finish what you started”. Ah sim, o detalhe é que ele dizia isso em frente ao capacete retorcido de Darth Vader. PRONTO!! Ele é o homem mau, é um seguidor do Vader, usa capacete, tem uma voz sinistra e um sabre de luz nunca visto até então. Imediatamente todos os nerds começaram a jogar cuecas/calcinhas pro alto como um grande show do Wando. Especulações na velocidade da luz. E expectativas idem, afinal de contas para um sujeito terminar o que o velho Anakin não conseguiu tem que ser jedi pra c*ralho (não, pera! rs).

Essa expectativa foi o que provocou uma leitura diferente (da minha) em alguns fãs. Uma leitura mais crítica, eu diria. Em resumo, muita gente achou que o líder da Ordem dos Cavaleiros de Ren é um fraco, que não chega aos pés do seu ídolo e etc. — Caros leitores, a partir de agora teremos SPOILERS AGRESSIVOS do Ep. VII. — Os rebeldes disseram que Kylo tira muito o capacete, que não impõe respeito, que ‘dá muito chilique’, que é capacho do General Hux (?), que não conseguiu tomar a informação da mente da Rey, que não cortou o Finn em 345 pedaços em 30 segundos de confronto e, enfim, que perdeu uma luta pra uma jedi (até onde se sabe) nada treinada.

star-wars-7-force-awakens-kylo-ren-vader-mask

Nesse contexto acho que a dona Disney na figura da Kathleen Kennedy tem uma oportunidade de ouro de construir um personagem tridimensional pra caramba. Porque Kylo Ren/Ben Solo não é um personagem pronto! E aqui, acredito que algumas considerações são importantes: Esse cara tem a maior demonstração de uso da força jamais vista no cinema (!) ao parar um tiro de blaster e mantê-lo parado enquanto interroga Poe Dameron no início do filme. Além disso, nosso questionado vilão percebe um distúrbio em FN-2187 no meio de um campo de batalha antes de voltar ao Star Destroyer e arrancar as informações que precisava do melhor piloto dos rebeldes.

No entanto, o mesmo sujeito que fez coisas tão poderosas também vacilou em situações específicas ao surtar e perder o controle. Acompanhe comigo: quando Poe foge ajudado por Finn -> surto; quando a missão de Hux para recuperar o BB8 em Jakku falha -> surto, quando ele descobre que Finn fugiu com Rey na Milenium Falcon -> surto, quando Rey reverte o mindtrick e invade a cabeça dele -> surto e ‘choro‘ pro Snoke; quando Rey foge da sala onde estava aprisionada -> muito surto; quando após matar o próprio pai, Ben descobre que a ‘menina’ que o desafiou também ‘roubou’ o sabre de luz do seu ídolo/avô Anakin -> surto demais da conta ao quadrado. Acredito que existem três momentos cruciais para o jovem aspirante a ser malígno da saga:

  • O interrogatório. Lá onde a soberba ao tirar o capacete tangibiliza o algoz de Rey num jovem como ela; seguida pelas provocações ao ler os pensamentos da jovem até a fúria e, por fim, a expressão de surpresa ao não ser bem sucedido… tudo isso dá força a rebelde ao mesmo tempo em que tira sua confiança. Kylo quis ser superior mas mostra imaturidade ao ser confrontado e foge para buscar algo;
  • Treinamento. Kylo pede orientação a Snooke para hackear a mente da jovem. Mais a frente diz que pode ensinar os caminhos a Rey quando a convida para o lado negro (?) e, por fim, durante a destruição da base militar, o supremo líder orienta Hux a resgatá-lo para terminar seu treinamento. ELE NÃO ESTÁ PRONTO.
  • E então temos a luta. Essa cena começa com a frase: ‘Somos só nós agora. Han Solo não pode te salvar’ e então o jovem raivoso dá socos na ferida do tiro recebido por Chewbaca. Fica explicito (Até por estar sem capacete de novo!) que ele está desestabilizado fisica e mentalmente e já vimos que não está preparado para reagir a isso. Ainda assim ele inicia o combate com um force push na Rey e confronto fácil com Finn até parar para socar a ferida mais uma vez. Tal qual um Anderson Silva desdenhando do adversário, Kylo não parte para finalização de cara. Novo domínio, queimadura com a guarda do sabre (olha ai!) e só encerra o combate em fúria quando recebe um golpe do ex-stormtrooper. Só que neste momento mais uma vez os poderes não funcionam (force pull no lightsaber na neve) num confronto direto com a jovem destreinada e, fora do seu estado normal, ele começa novo confronto. Rey atua no esquema ataca no desespero e foge até que, encurralada pelos sintomas do colapso iminente do planeta (buracos gigantes no chão), ouve o convite do inimigo, resolve usar a força e dá um pau no vilão. KYLO REAGE MAL A FRUSTRAÇÃO.

MV5BODc1NjQwMTAyNF5BMl5BanBnXkFtZTgwNjU5ODEzNzE@._V1__SX1035_SY556_

Por isso não tenho dúvida: Kylo Ren ainda não é um vilão completo. Ele sente o ‘chamado da luz’, como ele diz ao avô. Talvez, usando as palavras do personagem de Max Von Sydow, por não ter nascido do ‘lado negro’ como a Primeira Ordem ou os Sith. Kylo já foi Ben e esse veio da luz. Até o avô veio da luz e terminou se entregando a luz no fim da vida. Por isso acredito na sinceridade do drama que Ben relata ao pai na já célebre cena da ponte. Não foi drama de vilão se fazendo de coitado. ‘É tarde demais‘, ‘Estou sendo despedaçado‘, ‘Quero me livrar desta dor‘. Só que quando a luz do sol se vai por completo, aparentemente com ela se vai a luz que mantinha as boas intenções de Ben. Ele não demonstra raiva ao matar o pai. Ao contrário, mantém uma expressão de menino assustado e diz ‘Obrigado’ antes de assistir a vida se esvair do corpo do pai e vê-lo cair no poço sem fundo.

Esse sujeito está, como diria Bilbo, se sentindo como se ‘estivesse esticado, como manteiga que foi espalhada num pedaço muito grande de pão‘. A tarefa é gigante e ele teme não estar íntegro o suficiente para dar conta. A dúvida é: porque ele se deixou levar pelo lado negro? Falta do pai (que ele cita como ausente para Rey)? Se vc acreditar na sinceridade dele nesta conversa vê que esse cara está ‘quebrado’ e tentando chegar a um resultado. Mas porque ele se rebelou? O que é a imagem da viagem da Rey com os cavaleiros na chuva? É um flashback ou um flashfoward? Pq ele segue Snoke? Onde se conheceram?

O Vader de Uma Nova Esperança (1979) era um ‘leão de chácara’ overpower que, no máximo, estrangulava incompetentes militares subordinados ao Grand Moff Tarkin. E sai daí como único sobrevivente da explosão da Estrela da morte para ser o líder no contra-ataque aos rebeldes e, vale dizer que, durante um filme e meio é muito bem sucedido nesta tarefa. Pasmem senhores, o velho Anakin já era um Sith há uns DEZENOVE ANOS (idade de Luke no ep. IV) quando os rebeldes roubam os planos da Estrela da Morte. Enquanto isso, Ben deve ter uns 20 e poucos anos de vida. Injustiça comparar os dois. Pelo menos hoje. Pelo menos até agora. Ben Solo pode ter um arco dramático muito mais poderoso do que Anakin Skywalker jamais teve e, quem sabe, ser tão temido quanto Darth Vader foi. É esperar pra ver.

MV5BOTgwNTEwNDkwNV5BMl5BanBnXkFtZTgwMzQzMTY1MzE@._V1__SX1035_SY556_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s