Porque Sansa não falou?

– ATENÇÃO PARA SPOILERS DA 6a TEMPORADA de GAME OF THRONES —
A pergunta que ficou do S06E09 de Game Of Thrones, exibido no domingo passado foi: Porque Sansa não compartilhou com a única pessoa interessada na sua segurança a informação de que haveria uma saída possível para todos com bem menos mortes? Depois de refletir um pouco e ouvir algumas versões, acredito que Sansa foi motivada pela vingança. Explico.
De todos os filhos ela é a que menos se parece com Ned. O senhor de Winterfell tinha a correção acima de tudo e, até onde se sabe, só abriu mão dela pela família. Sim, pela família ele assumiu a traição a coroa antes de ser decapitado a mando de Joffrey e, até onde presumimos, ao assumir uma promessa com sua irmã Lyanna. Sansa, desde a S01, tinha o objetivo de ser mais adulta que a irmã, de ser uma lady e depois, ser uma rainha. Infelizmente a jornada até aqui foi muito dura com ela (vide meus comentários no post pré S06) mas mesmo antes de todo o terror, ela nunca foi legal com os irmãos como assumiu no reencontro com Jon e na situação que levou ao sacrifício da sua loba Lady e fuga da Nymeria, por exemplo.
Ouvi uma teoria (do PH no Sete Reinos) em que ela seria parecida com a mãe. Só que Catellyn traiu Rob e soltou Jaime pensando na segurança das filhas e não no interesse próprio. Apesar de não ser filho legítimo (e possivelmente nem ilegítimo do senhor de Winterfell), Jon hoje ainda é o herdeiro do comportamento de Ned Stark. Junto com Arya. Mas falamos disso em outro momento, de volta a Sansa e suas motivações.
Na minha visão, a vingança é o único motivo para Sansa não compartilhar com o “meio irmão” que existia uma boa possibilidade de um exército enorme aparecer para ajudar a causa quase perdida. Só que ela, calada na reunião do conselho, ouviu que Ramsay só iria sair para batalha pela certeza de estar em maior número. Com os exércitos da casa Arryn, a guerra em campo aberto se transformaria num cerco e isso representaria menos chances pra quem está do lado de fora, à mercê do inverno. Por isso acredito que, assim como sacrificou Rickon (e lembre-se que foi ela quem motivou Jon a lutar para salvar o irmão preso), Sansa “sacrificou” Jon pela certeza da vitória. O bastardo Bolton estava certo, ele faz parte dela agora. De forma irreparável a Lady de Winterfell hoje carrega traços do seu ex-captor.
Mas tudo isso pode mudar em 2 horas quando o season finale for exibido. Vejamos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s